Procurar informações por região
A competência para deliberar sobre pedidos de declaração de executoriedade cabe aos tribunais de comarca do domicílio da parte relativamente à qual se solicita o reconhecimento ou a execução, ou do local de execução onde a decisão produza efeitos.
Recursos: a competência para apreciar recursos cabe ao tribunal provincial (Audiencia Provincial).
Se for caso disso, pode ser interposto um recurso extraordinário contra uma sentença proferida em segunda instância pelo tribunal provincial por infração processual ou um recurso de cassação nos termos do direito processual.
Em Espanha, não existem autoridades com as características e competências descritas no artigo 3.º, n.º 2, no âmbito de aplicação do referido regulamento.
Existem apenas no âmbito de aplicação do Regulamento (UE) n.º 650/2012, tal como declarado por Espanha nos termos do artigo 79.º [1].
[1] (artigo 79.º do Regulamento (UE) n.º 650/2012)
Os notários, no que se refere às declarações de herdeiros legítimos (em caso de sucessão sem testamento), aos procedimentos de apresentação, autenticação, abertura e certificação dos testamentos cerrados, hológrafos e especiais, bem como aos processos de inventário.
Artigos 55.º e 56.º, 57.º a 65.º e 67.º a 68.º do Código do Notariado (Ley del Notariado), com a redação que lhe foi dada pela décima primeira disposição final da Lei n.º 15/2015, de 2 de julho de 2015, relativa aos processos graciosos (Jurisdicción Voluntaria).
As diferentes versões linguísticas desta página são da responsabilidade dos respetivos Estados-Membros. As traduções da versão original são efetuadas pelos serviços da Comissão Europeia. A entidade nacional competente pode, no entanto, ter introduzido alterações no original que ainda não figurem nas respetivas traduções. A Comissão Europeia declina toda e qualquer responsabilidade quanto às informações ou aos dados contidos ou referidos neste documento. Por favor, leia o aviso legal para verificar os direitos de autor em vigor no Estado-Membro responsável por esta página.