O texto desta página na língua original finlandês foi recentemente alterado. A tradução deste texto para português está em curso.
Traduções já disponíveis nas seguintes línguas.
Swipe to change

Acerca da rede

Finlândia
Conteúdo fornecido por
European Judicial Network
Rede Judiciária Europeia (em Matéria Civil e Comercial)

Membros da RJE na Finlândia

O ponto de contacto da Finlândia é um alto funcionário designado que trabalha na Unidade de Administração Judicial Internacional no Ministério da Justiça. O ponto de contacto pertence a uma unidade que atua como autoridade central para diversos regulamentos da UE e acordos internacionais na área do direito civil e penal. Além do trabalho da Rede, os deveres do ponto de contacto incluem tarefas da autoridade central e outras competências no domínio da cooperação em matéria de direito civil. Foram também nomeados membros da Rede dois juizes de tribunal distrital e a Ordem dos Advogados da Finlândia. Estão de momento a decorrer operações de desenvolvimento da Rede nacional.

O funcionamento da RJE na Finlândia

O ponto de contacto trabalha ativamente com as autoridades judiciárias nacionais, advogados e outros profissionais da área jurídica. As tarefas do ponto de contacto incluem a divulgação de informações sobre as disposições legais em matéria de direito civil e comercial da UE e da sua aplicação prática, bem como o aconselhamento e a formação em questões relacionadas. O ponto de contacto também ajuda as autoridades judiciárias nacionais a resolver problemas relativos a pedidos transfronteiriços de assistência e participa ativamente em redes e grupos de trabalho pertinentes.

O ponto de contacto tem um endereço de e-mail individual para tribunais e outras autoridades jurídicas e administrativas envolvidas na cooperação judiciária em matéria civil e comercial que precisam de ajuda prática para resolver problemas de casos transfronteiriços.

Prestação de informações sobre a RJE

Todos os tribunais, gabinetes de auxílio jurídico, autoridades executivas e altos funcionários do Ministério da Justiça têm acesso a uma intranet com informação extensiva sobre a assistência internacional em matéria civil e penal. O sítio Web contém igualmente informações sobre a RJE e os seus membros na Finlândia e tem ligações às páginas da RJE do Portal Europeu da Justiça. As informações sobre a RJE e os materiais que publica são igualmente fornecidos às autoridades judiciárias nacionais e a outros profissionais da justiça através de email e por correio.

O sítio Web público do Ministério da Justiça contém uma secção com informações sobre as várias formas de assistência jurídica internacional, legislação e acordos relacionados, dados de contacto e instruções. O site contém igualmente informações sobre redes judiciárias e uma ligação às páginas da RJE do Portal Europeu da Justiça.

Última atualização: 13/02/2017

A manutenção da versão desta página na língua nacional é da responsabilidade do respetivo ponto de contacto para a Rede Judiciária Europeia. As traduções da versão original são efetuadas pelos serviços da Comissão Europeia. A entidade nacional competente pode, no entanto, ter introduzido alterações no original que ainda não figurem nas respetivas traduções. A Comissão e a RJE declinam toda e qualquer responsabilidade relativamente às informações ou dados contidos ou referidos no presente documento. Por favor, leia o aviso legal para verificar os direitos de autor em vigor no Estado-Membro responsável por esta página.

Observações

Use o formulário abaixo para nos transmitir as suas observações e dizer o que pensa sobre o novo sítio